sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Arrebato

Marcelo Ribeiro:



Arrebato (1979) é o ápice da carreira cinematográfica de Iván Zulueta na minha opinião, atinge um grande nível de sofisticação formal dentro da estética que o diretor já vinha ensaiando, ao mesmo tempo em que proporciona a dramaturgia uma potência entre os elementos que torna a sua movimentação uma consequência da força interna da escolha estética e a partir daí não é mais necessário estímulos externos ao enredo.

A questão dá pausa formal é recorrência no filme, porém, é perfeitamente possível criar um discurso em que a pausa é um oposto para o arrebato, é possível, também, de maneira fácil sair desse discurso. Mas assistindo Arrebato é difícil enxergar aonde a fuga em direção a pausa não gera um caminho em direção ao arrebato. Por isso, talvez, o protagonista (Pedro) esteja correto sobre o fato de que se ele assistir seu filme inteiro, esse filme irá lhe consumir do modo mais romântico (romantizado) possível.

Não sei dizer se a realização de Arrebato é esse filme que consome o diretor, mas o fato é que depois de Arrebato a carreira de Zulueta se consumiu, ele nunca mais fez algo similar e praticamente deixou de fazer filmes. O outro protagonisa (José) segue o mesmo caminho de Zulueta, abandona uma aventura guiada pela segurança estética do aparato formal e parte em busca de uma irreversível e maluca tentativa de filmar o outro lado do cinema. Iván Zulueta foi precoce na realização do movimento que o cinema mundial fez nos anos 80, quando abandona a segurança de uma experimentação entregue à fé dos anos 70 e emerge em uma dramaturgia confusa e totalmente calculada dos anos 80.

Para mim é muito difícil falar desse filme sem tratá-lo de maneira que prioriza o formal e o místico, Iván é um diretor, em grande medida, formal e mistificado. Bem conhecido pelo trabalho que vinha realizando, antes de Arrebato, em janelas menores que o 35; o diretor construiu uma experiência profunda no ato de filmar movimentos aleatórios com a técnica do cinema. O movimento testado sem pretensão dramatúrgica e meramente necessário e ensaístico é o mesmo movimento que anos depois gerou o esqueleto para que em Arrebato, como diz o próprio diretor, o desafio do campo contra campo tenha sido uma realização

Após esse filme Iván Zulueta se tornou um cânone, o filme veio a calhar como (e com certeza é) um fruto do período de enfervecimento artístico que procedeu a morte do ditador Francisco Franco. A relação entre Zulueta e o mito do filme é sem grandes enfeites, ele após o agitado fim da década de 70 se envolve com o vício de heroína, assim como os personagens de Arrebato, e passa toda a década de 80 em tratamento, se mantém como artista, mas o cinema esfria. O que não lhe impediu de se tornar um grande colaborador gráfico dos excelentes novos diretores espanhóis que vieram depois dele, que com certeza foram influenciados pelo símbolo que Arrebato criou.

O filme como é de se esperar acaba em um Arrebato total. Representa, pelo menos para mim, o final de um projeto estético bem sucedido que se espelha nos romantismos aonde a técnica deixa de interessar. Interessa a exatidão da pausa, ultrapassar o chamado sabendo que a arma retórica não é só uma questão de matéria prima ou do seu talho, também não diz respeito ao que achamos ser a essência das coisas. Repetir os mesmo erros de qualquer um dos citados no texto seria burrice. Contudo, recriminar é usual para quem quer fugir para o conforto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário